ATM X DTM

 A ATM é a abreviação de Articulação Temporomandibular, formada pela mandíbula, osso temporal, disco articular, entre outras pequenas estruturas. Tem como função abrir e fechar a boca. Já a DTM significa Disfunções Temporomandibulares, isto é, alterações funcionais que acontecem na região da articulação Temporomandibular. Sendo assim, a DTM representa consequência ao mal funcionamento da ATM.

O INÍCIO DE UM BRUXISMO

Um dos principais causadores da DTM é o ranger dos dentes, conhecido popularmente como “Bruxismo”. De acordo com a Dra. Cristina Jardelino, essa condição também é reflexo de outras situações ocorridas na vida do paciente, como por exemplo, fatores emocionais (estresse e ansiedade), traumas direto na região da face, ausência dentária, uso de próteses mal adaptadas, hábitos para-funcionais como roer unhas, mascar chicletes rotineiramente, dormir de bruços, mastigar apenas de um lado, entre outras. Essa disfunção pode levar à dores severas na cabeça, no ouvido e no rosto, além de contraturas musculares nas regiões de pescoço, ombro e cervical. Os pacientes que possuem DTM também podem apresentar limitação à mastigação e estalos.

Algumas pessoas revelam que, nessas condições, ouvem uma espécie de “zumbido” no ouvido e travamento ao abrir e fechar a boca. “Nos casos mais severos, pode ocorrer a luxação da articulação temporomandibular, ou seja, o queixo sai do lugar, provocando fortes dores”, explica o Dr. Alexandre Maurity.

Local e detalhes de contato
Tel: (11) 2389 – 3555
Email: contato@gbodontologia.com
Rua Batista da Mata, São Paulo, 02404110
Agende Online
Estética Dental
1 h
Preços Variado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *